O grande volume de chuva registrado entre domingo (3) e a manhã desta terça-feira (5) já resulta na elevação do nível do Rio dos Sinos. Em Taquara, a prefeitura confirmou que pelo menos 12 famílias já deixaram suas casas e estão abrigadas no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep).
As famílias afetadas pelo aumento do nível do Rio dos Sinos residem nas ruas Lima e Passo Fundo, no bairro Empresa. Conforme a prefeita do município, Sirlei Silveira, o monitoramento da situação do rio persiste.
— As águas continuam subindo e, a qualquer momento, vamos ter que retirar mais pessoas de suas casas. Nós contamos muito com o engajamento da comunidade para nos auxiliar neste momento, e temos todas as pessoas que enfrentam a cheia albergadas e em segurança — afirmou a chefe do Executivo municipal.
Conforme a Defesa Civil de Taquara, há registro de alagamentos em estradas nas proximidades dos rios Padilha e Rio da Ilha, no interior do município. Houve também um deslizamento de terra em uma estrada na localidade de Passo da Ilha, no distrito de Padilha.
No bairro Santa Maria, a cheia do Rio Paranhana também deixou alguns pontos de alagamento nas ruas João Manoel Corrêa e Cincinato Cardoso. Dados do Observatório Heller & Jung apontam que, nos últimos três dias, foram registrados quase 190 milímetros de chuva no município.