Após 16 dias, o Rio Ibirapuitã voltou a atingir, nesta quarta-feira (20), o nível normal em Alegrete, na Fronteira Oeste. Para as 266 pessoas que precisaram deixar suas casas, a informação sinaliza que o retorno deverá ocorrer em breve. O processo já teve início.
A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social do município distribuiu kits de limpeza para as famílias. Algumas delas já começaram a realizar a higienização das moradias, para que consigam voltar em condições adequadas.
— Ainda há previsão de chuva, mas num volume menor. Então, provavelmente, nos próximos dias, vamos ajudar com a mudança dessas famílias para os seus lares — informou o diretor da Defesa Civil de Alegrete, Renato Grande.
Não é descartada a possibilidade de que os retornos comecem a ocorrer a partir desta quinta (21) ou sexta-feira (22).
De acordo com a Defesa Civil municipal, 31 famílias, totalizando 90 pessoas, estão abrigadas no ginásio do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Aranha e no antigo posto de saúde do bairro Macedo.
As medições mais recentes do Rio Ibirapuitã apontam que o nível segue tendência de queda, rumo aos 6m. A cota de inundação é de 9m70cm.
De acordo com a plataforma desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil, que abastece os sistemas de alertas hidrológicos, o rio permaneceu 16 dias acima da cota de atenção — 7m50cm — e duas semanas com mais de 8m50cm, considerada a cota de alerta.