A empresa de produtos químicos Dorf Ketal foi atingida por um incêndio no final da tarde deste domingo (20) em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu na Estrada da Pedreira, próximo ao bairro Berto Círio.
A ocorrência está em atendimento desde o final da tarde deste domingo por equipes do município e de outras cidades da região, como Cachoeirinha, Esteio, São Leopoldo e Canoas, assim como da unidade da Braskem no polo petroquímico e Refinaria Alberto Pasqualini. Até as 21h30min já havia sido consumido o equivalente a 60 mil litros de água no combate ao fogo. Em razão do tipo de produto que havia na empresa, os bombeiros calculam que as chamam devem levar três dias para ser controladas.
Grandes explosões são registradas desde o início das chamas. A empresa fica próxima de uma área residencial e, segundo os bombeiros, moradores ficaram feridos ao ser atingidos por estilhaços dessas explosões. As vítimas foram levadas para atendimento médico e não há informações sobre seu estado de saúde no momento.
Devido à grande proporção que incêndio tomou, uma grande nuvem de fumaça se formou e pôde ser visualizada à distância.
Conforme a advogada da empresa Dorf Ketal, Carolina Migliavacca, não há funcionários feridos pois não havia ninguém dentro da indústria no momento do incêndio. Ela diz que a empresa ainda não identificou a origem do incêndio. Na fábrica, instalada em Nova Santa Rita há mais de 20 anos, são produzidos aditivos químicos distribuídos para diversas indústrias de combustíveis, como Braskem e Petrobras.
Por questão de segurança e em razão da fumaça densa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou bloquear totalmente o trânsito em ambos sentidos no quilômetro 438 da BR-386, próximo ao acesso da Estrada da Pedreira. Por volta das 21h, os policiais passaram a orientar os motoristas a utilizar um desvio pela área urbana de Nova Santa Rita. Antes das 23h o tráfego foi liberado na rodovia.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também atua no incêndio. Segundo postagem em redes sociais, a Defesa Civil foi acionada para retirada dos moradores da região.
Reportagem em atualização.