Embora a velocidade de elevação do nível do Rio Uruguai tenha reduzido, a Defesa Civil manteve o alerta de inundação para a região neste sábado (7). Na manhã de sexta-feira (6), 10 famílias foram retiradas de casa devido à cheia, em São Borja, na Fronteira Oeste. Na madrugada deste sábado, mais quatro famílias foram retiradas de suas moradias pela Defesa Civil da cidade.
— Em São Borja, o rio está subindo estabilizado. Em Uruguaiana e Itaqui, tem previsão para retirada de famílias, mas não sabemos se o nível vai subir hoje. Nas próximas horas, deve subir e depois estabilizar — aponta o capitão Luis Sandro Martins, coordenador regional da Defesa Civil.
Em Itaqui, o Rio Uruguai chegou a 8m23cm neste sábado. A cota de inundação ocorre quando a bacia chega a 8m30cm. Até o momento, a Defesa Civil efetuou a retirada de uma família e segue monitorando outras sete que estão em áreas de risco.
A expectativa da Defesa Civil de São Borja é que o rio pare de subir e comece a retroceder neste sábado. Segundo o coordenador do órgão e secretário de Infraestrutura do município, Moacir Tiecher, na cidade, a bacia apresenta 10,59cm de profundidade nesta tarde, com elevação média de 5cm por hora.
De acordo com o boletim hidrometeorológico da sala de situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Rio Uruguai ultrapassou a cota de inundação na estação Porto Mauá e está acima da cota de alerta nas estações Passo São Borja e Itaqui.
Na estação Uruguaiana, o rio está acima da cota de atenção. A elevação da bacia ocorre devido ao grande volume de chuva que caiu durante a semana, principalmente na divisa com Santa Catarina.
Já o Rio dos Sinos apresenta estabilidade na estação Campo Bom e lenta elevação na estação São Leopoldo, com níveis considerados de alerta para ambos os municípios.
Famílias de Lajeado estão em casa
Por volta de 14h de sexta-feira, a última família que estava abrigada no Parque do Imigrante, em Lajeado, devido à cheia do Rio Taquari, retornou à sua residência. Conforme a Defesa Civil, 42 famílias ficaram desabrigadas e 20 desalojadas, que somaram cerca de 250 pessoas. O órgão informa que a situação está normalizada no município.
Domingo ensolarado
Para este domingo (8), a previsão da Sema é de tempo firme predominante no Estado, com sol entre nuvens. Há chance de formação de nevoeiro entre o Centro, Norte e Nordeste gaúcho no início da manhã.
As temperaturas ficam baixas pela manhã, mas na parte da tarde se elevam um pouco mais em comparação os dias anteriores. Na segunda-feira (9), o tempo deve mudar pouco. O sol deve continuar predominando com temperaturas baixas no início do dia e gradual elevação à tarde. Já na terça-feira (10), a tendência é que uma área de baixa pressão, somada ao fluxo de umidade, favoreçam as chuvas na metade norte do Estado, porém com volumes pouco expressivos.