Uma instituição de longa permanência de Rio Grande, no sul do Estado, enfrenta um surto de coronavírus. A Secretaria Municipal da Saúde confirmou o caso, embora não tenha divulgado o nome do lar.
São 23 pessoas com diagnóstico positivo para covid-19, sendo 19 dos 28 pacientes atendidos no local, e quatro entre os 15 funcionários. Dois moradores precisaram de internação, mas são considerados casos leves. Nenhuma morte foi registrada, e os demais casos, em isolamento, são monitorados pela Secretaria da Saúde.
Conforme a secretária da Saúde do município, Zelionara Branco, os testes foram realizados na última sexta-feira (10) e confirmados no sábado. Ainda segundo a titular da pasta, todos já estavam vacinados com as duas doses da vacina contra covid-19.
IMUNIZAÇÃO
Na sexta-feira (10), Rio Grande recebeu 324 doses da Pfizer para aplicação da dose de reforço em idosos moradores de asilos. No mesmo dia, já iniciou a imunização.
Ao todo, são cerca de 800 idosos asilados que receberão o reforço na cidade. As doses estão sendo aplicadas em todos os que receberam a segunda aplicação há pelo menos seis meses, conforme acordado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Nesta segunda-feira (13), houve agendamento, pela manhã, para aplicação das vacinas durante a tarde. Essa dinâmica deve seguir da mesma forma durante toda a semana.
Como o surto iniciou no mesmo momento da chegada das doses, ainda não foi possível aplicar o reforço nos moradores da instituição.