Avicultores de três localidades de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, calculam uma perda de cerca de R$ 500 mil na produção, com a morte de 29,5 mil frangos, e pedem reparos à RGE, alegando que um desabastecimento de energia elétrica sem aviso prévio teria causado a morte dos animais, no início desta semana.
Segundo os produtores de Picada do Meio, Forqueta e Forqueta Baixa, seis famílias foram afetadas. Eles alegam que o chamado desligamento programado na rede de energia elétrica pegou todos de surpresa, e a falta de preparo antecipado, para manter os frangos em uma temperatura baixa, acabou matando parte da produção, devido ao calor. Outros animais teriam ficado debilitados, e a produção será perdida, segundo os agricultores.
Eles afirmam que não tiveram tempo hábil para preparar os geradores. Algumas famílias alugam o equipamento para refrigerar o ambiente controlado onde fica a produção. Apenas um produtor contabiliza a perda de quase 20 mil animais de sua produção. O secretário de Agricultura de Arroio do Meio, Élcio Lutz, afirma que foi procurado pelas comunidades, e a orientação é que procurem o Procon.
— Foi uma perda estimada de R$ 500 mil. Fui procurado, e falei com a Emater, que orientou que procurassem o Procon para que as perdas sejam reparadas. Eles todos dizem que não receberam o aviso. Tem gente ali que aluga gerador, e não deu tempo — afirmou.
Questionada se houve aviso prévio do desligamento programado, a RGE informou por nota que "a execução dos Desligamentos Programados tem como principal objetivo promover ações de melhoria na rede de distribuição, visando aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica, seja por meio de manutenção preventiva ou por investimentos na modernização de equipamentos. A empresa trabalha em parceria com veículos de imprensa de toda sua área de concessão para que estas ações sejam comunicadas aos clientes com 72 horas de antecedência."
Ainda na nota, a RGE "ressalta ainda que há outros três Desligamento Programados no Município de Arroio do Meio para os dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2021, que podem ser consultados diretamente pelo site da distribuidora ou baixando o aplicativo CPFL Energia."
A concessionária afirma ainda que o" cliente que teve algum prejuízo deve entrar em contato com a RGE pelos canais de atendimento da empresa, e que a análise dos casos é individual e a resposta é enviada ao cliente."