A presidente de honra do Conselho Curador da Fundação Projeto Pescar, Rose Marie Vieira Motta Linck, morreu na manhã deste sábado (18), em Porto Alegre, aos 78 anos. De acordo com familiares, ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento (HMV) e teve uma embolia intestinal.
Nascida em 1º de julho de 1941, na cidade de Pelotas, a publicitária pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior assumiu a direção da entidade após a morte do marido, Geraldo Tollens Linck, em 1998. A Fundação foi criada por ele em 1995, com o objetivo de expandir o Projeto Pescar.
Segundo a filha Luisa, Rose Marie sempre foi muito envolvida com causas sociais. Antes mesmo de ter um cargo formal na Fundação Projeto Pescar, acompanhava as formaturas e incentivava os paraninfos a começarem suas próprias unidades.
Na época, ao perceber que o projeto tinha muitas turmas voltadas para meninos, a publicitária deu início a uma Escola da Mulher no Centro Social Frederico Ozanan, com o objetivo de oferecer oportunidades de formação e de desenvolvimento pessoal para jovens mulheres da comunidade.
— Posteriormente, essa estratégia se alinhou com a evolução do Projeto Pescar, que hoje tem, para muito orgulho dela, o mesmo número de meninos e meninas em suas unidades — afirmou Luisa.
Descrita como uma pessoa forte e decidida, Rose Marie era atenta aos problemas sociais do Brasil e foi fundamental para a expansão do projeto, sendo responsável pela primeira unidade em Buenos Aires, na Argentina, em 2003. A publicitária estava no cargo de presidente de honra do Conselho Curador da entidade desde 2007 e tinha como meta de vida criar novas oportunidades para jovens e adolescentes.
Além de Luisa, ela deixa a filha Silvia e dois netos: Cristina e Alexandre.