A terça-feira (29) foi de revista em pelo menos quatro casas prisionais do centro do Estado. Entre as apreensões, há drogas, celulares, facas e até equipamentos para fabricar cachaça artesanal.
Conforme a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE), as fiscalizações aconteceram, na Região Central, nos Presídios Estaduais de Agudo, Cachoeira do Sul e Júlio de Castilhos, e também na Penitenciária Estadual de Santa Maria. As ações visavam manter a disciplina dos detentos e apreender materiais ilícitos.
Em Cachoeira do Sul, a ação se deu em duas celas. Foi apreendido um destilador artesanal, usado para a fabricação de cachaça. Também foram encontrados 30 litros da bebida, além de oito aparelhos celular e sete buchas de maconha.
Em Santa Maria a Galeria D, da penitenciária estadual, foi alvo da operação, e o destaque é a quantidade de aparelhos eletrônicos encontrados. Foram recolhidos 26 celulares, 22 baterias de celular, seis carregadores, 19 cabos USB, cinco conectores de cabo carregador, um pen-drive, três chips de celular e três fones de ouvido. Além disso, também foram encontradas 22 facas artesanais, 10 cachimbos artesanais, porções de maconha, crack e cocaína, R$ 44 em dinheiro e uma máquina artesanal de tatuagem.
Em Júlio de Castilhos, foram encontradas 15 facas artesanais, além de seis celulares, cinco baterias e três carregadores de celular. As ações se deram em três celas. E em Agudo, durante uma revista geral no presídio, foram apreendidos oito porções de maconha e cinco facas.