Sinônimo de bons preços e variedades de produtos, começa, nesta quinta-feira (11), a 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria – considerada a maior feira de economia solidária da América Latina. O evento acontece no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, aos fundos do Parque da Medianeira.
O primeiro dia do evento é dedicado para a chegada das caravanas e para o Encontro Nacional de Empreendimentos de Economia Solidária. Para a população, os portões abrem na sexta-feira a partir das 7h30 da manhã. A 26ª Feicoop segue até domingo às 18h. A entrada é gratuita.
A expectativa da organização é que cerca de 300 mil pessoas circulem pelo evento, que já virou tradição na cidade – no primeiro ano da realização, em 1994, foram 4 mil visitantes.
Cerca de mil expositores do Brasil e de outros países da América Latina estão chegando na cidade para venderem suas produções na feira. Quem passar pelo parque vai poder escolher entre mais de 100 mil produtos, entre alimentos, roupas e artesanato.
– O evento torna Santa Maria a capital da economia solidária. É um evento muito querido porque não é um evento só de vendas. É muito mais. É um evento que forma as pessoas em uma nova forma de consciência e da economia solidária – ressalta a organizadora do evento, irmã Lourdes Dill.
A programação completa está disponível no site da Feicoop.