Após quase seis horas de bloqueio devido ao tombamento de um caminhão, a BR-386 foi liberada às 7h30min desta terça-feira (10) em Montenegro, no Vale do Caí.
O acidente ocorreu à 1h45min, no km 419 da rodovia. O caminhão carregava cilindros para transporte de gás GNV, mas não estava carregado. O motorista relatou que estava com um pouco de sono, mas também disse que o trecho da rodovia está mal sinalizado.
— Já é meio escuro, a sinalização ruim, só vi quando o caminhão caiu no degrau do acostamento, tentei puxar pra pista de novo e aí tombou — disse o motorista de 47 anos que não quis se identificar.
A reportagem de GaúchaZH foi até o local para acompanhar o socorro ao acidente e constatou que vários trechos da BR-386, entre Montenegro e Canoas, estão com problemas na pintura da sinalização, na divisão das faixas de rolamento e também junto ao acostamento da rodovia. Em alguns locais, a pintura é praticamente inexistente. Durante a noite, é difícil para o motorista enxergar a sinalização horizontal da pista.
Questionado por GaúchaZH sobre a reclamação de falta de sinalização, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que "os trechos não sinalizados horizontalmente (pintura na pista) são os que estão em obras sendo realizadas pela autarquia, porém com placas indicativas ao longo do trecho, o que não se aplica neste caso".
Os trabalhos de remoção da carreta foram dificultados pelo porte do caminhão, que pesa 40 toneladas. Tentativas de remoção com guinchos de pequeno porte foram feitas ao longo da madrugada, mas sem sucesso.
Três guinchos maiores foram acionados e fizeram o destombamento do caminhão, por volta das 7h15min. Às 7h30min, o sentido Capital–Interior foi totalmente liberado. O sentido oposto, Interior–Capital, está ainda com uma faixa bloqueada.
Mesmo com a liberação, seguem os congestionamentos em ambos os sentidos da BR-386. No sentido Capital–Interior, há cerca de três quilômetros de filas no trecho.
Durante o bloqueio, motoristas realizaram desvios pela RS-287 e pela RS-124, em Montenegro. Outra opção foi as vias de acesso ao Polo Petroquímico de Triunfo.