Parada desde outubro de 2014, a duplicação da RS-118, em Gravataí, foi retomada em 30 de novembro. Estão ocorrendo terraplenagens em quatro trechos entre os quilômetros 11 e 21,5. A construtora Sultepa é a responsável pela obra, que irá custar R$ 47,2 milhões. Caberá a ela também fazer a recuperação da pista velha, na mesma região, e finalizar a construção das ruas laterais.
Tanto a duplicação quanto a restauração do pavimento antigo devem ser executadas em um ano. Este trecho em disputa era de responsabilidade da construtora Triunfo, que desistiu de realizar o trabalho e teve o contrato rescindido.
A Sultepa já realiza a duplicação e a recuperação da pista antiga no trecho entre os quilômetros 5 e 11. É hoje a empresa que mais executa obras na rodovia.
A Secretaria Estadual dos Transportes deve lançar nas próximas semanas a concorrência para duplicar o trecho entre os quilômetros 0 e 5. As obras eram de responsabilidade da empresa Conterra, que teve o contrato rescindido.
A duplicação dos 22 quilômetros da RS-118 começou em julho de 2006. As obras pararam em novembro de 2014 e só foram retomadas em 2017. De janeiro até outubro, o governo repassou às construtoras o montante de R$ 22 milhões. Os recursos estão saindo do Tesouro do Estado.
Obras em andamento:
- Duplicação do trecho entre os km 5 e 11;
- Duplicação do trecho entre os km 11 e 21;
- Recuperação da pista velha entre os km 5 e 11;
- Recuperação da pista velha entre os km 11 e 21;
- Construção do acesso ao viaduto da Avenida Frederico Ritter;
- Construção do acesso ao viaduto da Avenida Itacolomi;
- Construção do viaduto da avenida Marechal Rondon
Obras dependem da assinatura de contrato para começarem:
- Construção de elevada sobre o poliduto da Transpetro.
Licitação em andamento:
- Macaqueamento (elevação) do viaduto da RS-020.
Concorrência que está suspensa:
- Sinalização da nova pista.
Licitações que ainda precisam ser realizadas:
- Duplicação do lote 3, do km 0 ao 5;
- Viaduto do trensurb;
- Pontes do Arroio Sapucaia.