De forma geral, com menos frio no inverno, as plantas gastam uma energia que poderiam ter economizado. Com isso, a brotação fica irregular, com menos folhas ou flores. Os frutos podem ficar menores e com menos sabor. Foram 188 horas de frio neste ano na Serra, o que representa 46% da média, que é de 409 horas. O mês de setembro, especificamente, não teve horas de frio, quando o normal seriam 170 horas. Para consideração da hora de frio, a temperatura não deve passar de 7,2ºC.
Conforme o agrônomo Ênio Todeschini, da Emater Serra, especializado em fruticultura, as consequências da falta de frio variam de acordo com cada espécie. Na uva, por exemplo, as parreiras podem produzir menos cachos; em relação a ameixeiras, além da qualidade ser afetada, algumas frutas são abortadas por falta de fecundação. Conforme Todeschini, houve agricultores que precisaram recorrer ao seguro por perdas na lavoura. Estão sujeitas a mais impacto pela falta de frio as frutas cultivadas na Serra, que têm queda de folhas no meio do ano e frutos colhidos na primavera e verão.
O agricultor Luciano Boff, que tem sua propriedade de sete hectares em São Gotardo de Vila Seca, em Caxias, produz ameixa, pêssego, uva bordô e caqui. Ele relata que a falta de frio impactou as ameixeiras da variedade Letícia, mais tardia, que é colhida em janeiro. A estimativa é de queda de 40% na safra.
- Como esse frio foi muito pouco, nessas variedades tardias, as flores brotaram muito mal. Então, teve muito pouca flor, e uma flor muito fraca - relata.
Boff acredita que outro fator de irregularidade do clima no inverno que tenha afetado a lavoura foi a estiagem do mês de agosto, quando o período sem chuvas chegou a 20 dias.
Conforme o agrônomo Fábio Fornari, da Cooperativa Tritícola Mista Vacariense (Cooperval), esse fator também afetou o desenvolvimento do trigo que, nos Campos de Cima da Serra, é colhido entre o início de novembro e a metade de dezembro.
Os agricultores da Serra agora estão preocupados com a previsão do tempo para o início desta semana, que é de frio fora de época, e uma geada a essa altura causaria grande prejuízo, com a colheita começando ou prestes a começar.