O acesso à educação é um direito de toda a pessoa com deficiência, mas esse, ainda é um processo gradativo de evolução dentro da escola pública. Das 78 escolas municipais, 59 possuem pelo menos um educador especial e 49 contam com as salas de recurso multiuso. As informações foram obtidas pela reportagem da RBS TV.
Nas escolas que ainda não possuem estrutura adequada para receber pessoas com deficiência, os alunos são orientados a procurar atendimento em escolas próximas. Conforme a Assessora da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Fantinel, um dos principais desafios da inclusão ainda é a aceitação por parte da sociedade:
“Passou de um processo em que o aluno alvo da educação especial era colocado na classe especial e hoje a gente atende a Política Nacional de Educação Especial, que é a questão da inclusão. Então esse aluno hoje está no ensino regular, com outras crianças, aprendendo aquilo que ele tem condições de aprender, de acordo com a sua necessidade. E é importante que as pessoas também aceitem essa inclusão, aceitem que as pessoas com deficiência são sujeitos de aprendizagem, que podem aprender, de acordo com suas necessidades.”
Em Santa Maria 695 alunos especiais estudam na rede municipal de ensino, um aumento de 106% em apenas cinco anos. Esta é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Até sexta-feira (25) estão sendo realizadas atividades no município, voltadas para a temática. Nesta quarta-feira (23) ocorre o 1º Seminário Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência na Câmara de Vereadores. De acordo com o último censo do IBGE, Santa Maria tem uma população de mais de 54 mil pessoas com deficiência.