O número de cidades que decretou situação de emergência no Estado devido à chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada subiu para 19 . De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira, danos causados pelo mau tempo já foram calculados em 60 municípios.
Os mais atingidos são: Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Panambi, Cristal, Sertão, São Jerônimo, Tunas, São José das Missões, Itaqui, Casca, São Borja, Pedras Altas, Boqueirão do Leão, Dom Pedrito, Barros Cassal e Vila Lângaro.
Leia mais:
Enchente tira cem famílias de casa em São Sebastião do Caí
Ventania faz estragos e deixa feridos em Sertão, no norte do RS
Sobe número de desalojados devido à cheia do Rio Uruguai
No total, mais de 2,6 mil pessoas seguem fora de casa, sendo 517 famílias desalojadas e 119 desabrigadas. A pior situação é em São Jerônimo, onde mais de 200 famílias tiveram que ser removidas de suas casas.
Apesar de a chuva ter diminuído nos últimos dias, o nível do rio Uruguai segue subindo em pelo menos quatro pontos: São Borja, Itaqui, Irai e Uruguaiana. A boa notícia é que os níveis do Jacuí, Caí e Taquari estão diminuindo.