A ex-presidente Dilma Rousseff antecipou seu retornou ao Brasil – Dilma estava na Europa – e, poucas horas antes do anúncio oficial da morte de Marisa Letícia, chegou ao Hospital Sírio-Líbanês conversar com Lula e expressar seu apoio ao aliado político. O ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, também participaram do encontro.
Leia mais:
Ex-primeira-dama Marisa Letícia morre aos 66 anos
Marisa Letícia será velada no sindicato onde conheceu Lula
Lya Luft: Deixem Marisa Letícia descansar em paz
Ex-governador do Ceará e ex-ministro de Lula, Ciro Gomes (PDT) foi até o Sírio-Libanês e ficou por cerca de meia-hora com o ex-presidente. O atual governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE), também prestou sua solidariedade a Lula.
O presidente da República, Michel Temer, declarou luto de três dias em respeito a Marisa Letícia. Em nota, Temer prestou solidariedade à família Lula em seu nome e no da primeira-dama, Marcela Temer.
"Lamento profundamente o falecimento da senhora Marisa Letícia Lula da Silva hoje, em São Paulo. Neste momento de profunda dor e pesar na família do ex-presidente Lula, eu e Marcela transmitimos a ele, a seus filhos e aos demais familiares e amigos, as mais sinceras condolências", disse o presidente no comunicado.
O decreto que determina luto oficial em todo o país será publicado ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, estava com o presidente no início da noite desta sexta.
Por meio de nota oficial divulgada à imprensa, as bancadas de PSDB, PSOL e PPS na Câmara dos Deputados lamentaram a morte da ex-primeira-dama.
Desde quinta-feira, quando foi confirmada falta de fluxo cerebral em Marisa, os senadores Humberto Costa (PT-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Fátima Bezerra (PT-RN) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) estão em São Paulo e devem participar das cerimônias fúnebres neste sábado.
O Partido dos Trabalhadores, por meio de nota assinada pelo presidente do partido, Rui Falcão, lamentou a confirmação da morte da mulher de Lula. No comunicado, Falcão afirma que a "companheira, seu nome ficará no coração de nossa bandeira".
"Para sempre, Marisa Letícia viverá em nossos corações como a primeira estrela do PT. Foi ela quem costurou, com os retalhos que tinha em casa, nossa primeira bandeira", diz outro trecho do documento divulgado na noite desta sexta.
O senador Valdir Raupp (PMDB) e deputada federal Marinha Raupp (PMDB) prestaram condolências, também por meio de nota, a Lula e sua família:
"A dona Marisa teve atuação marcante ao lado do marido, o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, durante os dois mandatos presidenciais", dizem em parte do comunicado.
Apoio nas redes
O vereador pela cidade de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) personalizou sua foto de perfil no Facebook com as palavras "luto" e a Hashtag "#forçalula".
O deputado federal pelo Rio Grande do Sul Paulo Pimenta (PT) também usou sua conta oficial do Facebook para homenagear dona Marisa. Na publicação, o petista citou informações sobre o velório da ex-primeira-dama e escreveu "#FicaForteLULA Dona Marisa estará para sempre em nossos corações".
A senadora Glesi Hoffman (PT-PR) compartilhou postagem de Lula no Facebook, onde o ex-presidente confirma a morte de sua mulher. Gleisi escreveu "Você estará sempre presente entre nós, Marisa! ".
*Zero Hora