Na antevéspera do Natal, um acidente matou cinco membros da família Herr. Pai, dois filhos, um neto e uma nora, que estava grávida de cinco meses, morreram na colisão frontal com um caminhão na ERS-324, em Trindade do Sul, no noroeste do Estado. Dois deles haviam acabado de chegar ao país, vindos da Espanha, para celebrar o final de ano com os familiares.
Novo Machado, município gaúcho de 3,8 mil habitantes localizado na fronteira com a Argentina, era o destino final, onde os Herr nasceram e mantinham propriedade rural na localidade de Vila Pratos. Era também o local da comemoração de Natal, que deveria reunir, ainda, a mãe Helga e o filho mais velho, Clóvis.
Osvaldo Herr, 59 anos, havia ido até Curitiba, onde o caçula, Claudinei Herr, 25 anos, morava com a noiva, Renata Mendonça Tobias, 29 anos. Juntos, eles foram buscar Vinécia Herr Gotz, 28 anos, e o filho dela, Adrian Herr Gotz, sete anos, recém-vindos da Espanha, onde moravam. Depois de pousar em São Paulo, foram resgatados de carro por Claudinei e passaram uns dias em Curitiba.
Osvaldo foi até lá para para revezar com o filho a direção do carro até Novo Machado. Mais de 500 quilômetros depois de deixarem a capital do Paraná e a 260 quilômetros do destino gaúcho, às 6h40min desta sexta-feira, a Pajero em que estavam colidiu contra um bitrem, com placas de Xaxim, Santa Catarina. Quatro deles morreram na hora e Renata chegou a ser socorrida ao hospital, mas também não resistiu aos ferimentos.
Leia mais:
AO VIVO: acompanhe o trânsito na saída para o fim de semana de Natal
Rota do Sol deve ter mais fluxo de veículos estrangeiros neste verão
Leia as últimas notícias
Segundo Rafaela Piszxzalka, vigilante de 27 anos moradora de Novo Machado, a amiga Vinécia havia ido fazer um intercâmbio na Espanha, junto do então marido, há cerca de 10 anos. Identificada com o local, acabou optando por morar lá. O único filho, Adrian, nasceu lá.
– Os pais eram muito orgulhosos da filha por ter ido morar no Exterior, de estar bem-sucedida. Constantemente falavam dela num programa de rádio aos domingos – conta Rafaela.
Depois de uma tentativa de voltar a morar no Brasil, Vinécia se separou e voltou a morar na Espanha. Apegado ao filho, o pai, Alexandre Kaspari Götz, segundo a irmã Ariane Gotz, ele planejava voltar a morar na Espanha para ficar perto dele.
– Como eu, muitos de nossa família fomos morar lá. Temos uma irmã que foi morar lá e não tem pretensão de retornar, é madrinha do Adrian. Meu irmão está morando no Brasil, mas já estava voltando novamente para lá por causa do filho, porque não aguentou ficar longe e já que a Vinécia não tinha planos de voltar a morar aqui – conta Ariane.
Segundo ela, Vinécia atuava em uma mercearia na região de Pasajes San Juan, no litoral norte da Espanha. Já o irmão Claudinei, formado no curso técnico em agropecuária, estava empreendendo na área de locação de brinquedos para festas infantis em Curitiba. Antes disso, foi professor em Novo Machado e era carinhosamente chamado de João de Barro pelos colegas.
Ele e Renata, comerciária natural de Registro (SP), esperavam o primeiro filho - uma menina, aguardada para o início de maio de 2017.
Causas serão apuradas
O levantamento preliminar do local do acidente, o km 74 da ERS-324, indica que a Pajero, que ia na direção sul, invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com o caminhão, que vinha no sentido contrário. No entanto, as causas do acidente ainda serão apuradas pela Polícia Civil com base na perícia realizada.
Segundo o inspetor Ezequiel Ungarati, o acidente ocorreu no final de uma reta, pouco depois da última entrada para Trindade de Sul. O horário, cedo da manhã, pode ter colaborado para que o condutor perdesse o controle do veículo. O caminhoneiro não se feriu.
*Zero Hora