Morreu na noite de sábado o ex-deputado constituinte e desembargador aposentado Dorval Bráulio Marques, 71 anos. O velório ocorre até as 21h deste domingo, no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. A cerimônia de cremação, reservada à família, será realizada no Crematório Metropolitano São José, na Capital.
Bráulio Marques foi eleito vereador pelo MDB em 1976, reelegendo-se em 1982, já pelo PMDB. Candidato a deputado estadual pelo mesmo partido, ficou como suplente e assumiu em 1988, cumprindo o mandato até 1990. Em 2004, tomou posse como desembargador.
Leia mais:
Morre Ivo Guizzardi, diretor-executivo da Cáritas, aos 75 anos
Ambientalista gaúcha Magda Renner morre aos 90 anos
Em 2009, como um dos 55 deputados constituintes, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha durante a sessão solene em homenagem aos 20 anos da Constituição Estadual. Em 2014, foi agraciado com a medalha da 53ª Legislatura durante a sessão solene que marcou a passagem dos 25 anos de promulgação da Constituição estadual.
Natural de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, formou-se pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo, em 1973, e fez pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2001. Atuou como advogado nas áreas cível, administrativa e criminal e lecionou e diversas faculdades do Estado.
Para o governador José Ivo Sartori, Marques "se despede do Rio Grande do Sul, deixando como exemplos sua ética e seu senso de justiça". Sartori ainda ressaltou que "retidão e hombridade sempre foram características que o acompanharam, seja como desembargador, seja como homem público".
O filho, o advogado criminalista Jader Marques, homenageou o pai em um post no Facebook: