O vice-prefeito José Haidar Farret (sem partido) recebeu o Diário em seu gabinete no prédio da SUCV na tarde desta sexta-feira, depois do anúncio de que Schirmer deixará a prefeitura de Santa Maria para assumir a Secretaria de Segurança. Aos 74 anos, Farret mostrava empolgação com o "presente" que ganhou no final do segundo mandato como vice de Schirmer.
– Quero governar esses quatro meses como se estivesse começando o governo. Fazer algo que ainda não tenha sido feito _ dizia Farret.
Incêndio na boate Kiss marca trajetória do novo secretário da Segurança
Farret considera que ganhou a redenção, pois o 2016 foi o mais difícil da sua vida política. Com os direitos políticos cassados em função de uma condenação envolvendo a vida profissional como médico (prestou um atestado para uma pessoa morta, que seguiu recebendo o benefício do INSS), que já cumpriu e pagou multa, tentou reverter à condenação, mas não conseguiu. Isso o impediu de disputar à prefeitura e o fez deixar o partido após 47 anos.
Assista ao vídeo
– Deus me deu um presente. Serei o prefeito com o maior tempo no cargo _ afirma Farret, que exerceu dois mandatos à frente do Executivo Municipal (de 1982 a 1988 e de 1992 a 1996).
Segundo Farret, Schirmer avisou, na quarta-feira, que estava indo falar com Sartori. Nesta quinta, foi o primeiro a saber:
– Eu tinha certeza, até falei que ia assumir as Finanças ou a Segurança. Vai ser um grande secretário.