A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, a criação da 2ª Vara Judicial de São Sepé, na Região Central. No início deste mês, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia decido pela aprovação.
Com o sinal verde junto ao plenário, é oficial: São Sepé terá a 2ª Vara que deve auxiliar a atual a dar conta dos 15.630 processos que tramitam nela. O governador José Ivo Sartori (PMDB) deve sancionar a decisão nos próximos dias.
Conforme o prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello (PP), em 2015 uma área de 1.630 m² foi cedida ao Estado pelo município para que fosse usada para a construção do prédio que abrigará a nova vara. Deve ser investido R$ 10 milhões no espaço.
O Tribunal de Justiça (TJ) aponta que é avaliado quantos profissionais serão nomeados para exercer sua atividade em São Sepé. Isso deve ser divulgado em uma reunião em Porto Alegre, com data a ser definida, com a prefeitura.
Questionado quanto aos anúncios do governo quanto à não fazer concursos públicos pelo menos até 2017, o prefeito Girardello respondeu que como o judiciário tem um orçamento independente, a decisão não deve ser um problema.
Ainda não há data certa para que a nova vara comece funcionar.