Um grupo organizado de 13 taxistas de Caxias do Sul vai lançar um aplicativo que segue o modelo do Uber. São carros mais espaçosos, com ar condicionado, wi-fi, máquina de cartão, profissionais que participam de reuniões mensais para qualificar o atendimento e até balas de brinde. Chamado de Elite Táxi, o serviço foi criado há cerca de um ano. O idealizador Maykon Peretto, 31 anos, disse que o desenvolvimento do aplicativo de celular está em fase de testes e, após 30 dias, já poderá estar disponível para passageiros de Caxias do Sul.
"É como se fosse o Uber, mas no táxi", define um dos participantes do movimento, Jairo Castilhos de Camargo. Ele conta que o grupo já vem sendo procurado com frequência por hotéis, empresas e para serviços de transfer para o aeroporto. Atualmente atende pelo telefone, whatsapp e outros aplicativos já difundidos, como o Easy Taxi, 99 Taxis e o Tele Táxi Caxias. Segundo o idealizador, uma forma de identificar o Elite Táxi são os próprios veículos, modelos como Spin, Cruze, Corolla, Space Fox, entre outros. Os motoristas também buscam estar bem vestidos e redobram cuidados com higiene no carro.
Outro serviço de taxistas de Caxias do Sul que funciona neste modelo é o Clic Taxi. Segundo Mateus Andretta, o grupo chegou a ter 10 participantes, mas agora ficou apenas com ele e outro fundador. De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul, Adail da Silva, a entidade apoia iniciativas deste tipo, pois incentiva outros motoristas a buscarem qualificação. Conforme Gervásio Longui, diretor de Transportes de Caxias do Sul, a Secretaria de Trânsito não interfere nesta mobilização dos taxistas e nem fiscaliza aplicativos, mas defende que quanto maior a organização, melhor. O total de permissões de táxi em Caxias do Sul atualmente é de 316 e há 69 pontos de táxi.