Caxias do Sul vai ter 20 novos fiscais nas ruas em 45 dias. São 10 servidores para a Secretaria de Trânsito, oito para a Secretaria de Urbanismo e dois para a Secretaria do Meio Ambiente.
Os servidores foram aprovados no concurso realizado em 2014 que estava suspenso pela Justiça. A ação havia sido movida pelo Ministério Público a partir da reclamação de um dos candidatos. Ele questionava o edital do concurso por supostamente descumprir a constituição, que exige reserva de vagas para pessoas com deficiência.
A ação foi extinta pela Justiça e o processo transitou em julgado no último dia 16. Agora, o município tem até sábado para publicar o edital de convocação. Segundo a Secretária de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, o documento já está em elaboração e será publicado entre quinta (29) e sexta-feira (30).
Conforme o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, os novos fiscais vão atuar especificamente no SIM Caxias, se concentrando no eixo central da cidade. O monitoramento vai ocorrer em sistema de rodízio, como ocorre hoje, e em caráter permanente. Além de fiscalizar o uso do corredor secundário e as conversões proibidas eles também vão atender a acidentes e outras ocorrências da área central.
Depois de convocados, os aprovados têm até 30 dias para apresentar a documentação. Em seguida, há ainda mais 15 dias para que o servidor entre em exercício. Os demais aprovados entrarão no cadastro reserva. O concurso vence em janeiro de 2017, mas segundo Jaqueline Bernardi deve ser prorrogado por mais dois anos.
Gaúcha
Caxias terá 10 novos fiscais de trânsito na área central
Servidores entram em exercício em 45 dias, ao lado de outros 10 fiscais para as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente
GZH faz parte do The Trust Project