Fortes ventos atingiram a cidade de São Miguel das Missões no final da tarde deste domingo. De acordo informações da Defesa Civil, cerca de 70 casas tiveram telhas arrancadas e ao menos oito pessoas foram socorridas com ferimentos leves. O Centro de Tradições Nativistas ficou parcialmente destelhado, bem como ala nova do hospital da cidade. No museu do sítio arqueológico, o vento quebrou vidraças, arrancou telhas e derrubou esculturas.
O diretor do museu, Ariston Correia Filho, ainda não estima perdas, mas destaca que peças foram danificadas – conta que algumas delas foram encontradas fora do museu, arremessadas pelo vento.
Leia também:
Mínima em Porto Alegre poderá chegar a 6ºC na quarta-feira
Perdas nas lavouras somam R$ 196 milhões na zona sul do RS
– Nós recolhemos o que pudemos, porque estava chovendo, e as peças que não foi possível levar, tapamos com plástico e lonas. Só amanhã (nesta segunda-feira) será possível ter noção dos estragos.
O museu tem cerca de 85 peças, especialmente imagens sacras e barrocas do período jesuítico. O diretor, que também é restaurador do museu, estava desolado:
– Eu não tenho nem condições de descrever: você chega e vê que tudo foi abaixo. Não acreditava no que estava vendo.
O hospital não sofreu alterações no atendimento devido aos danos, e a Defesa Civil avalia os estragos.
– O vento atingiu uma faixa da cidade, com aproximadamente 100 metros de largura, e varreu aquele local – comenta o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Paulo Kunkel.
*Zero Hora e Rádio Gaúcha