Neste sábado, das 14h às 19h, o Salão de Festas da Igreja do Amaral, no bairro Camobi, em Santa Maria, vai abrigar o II Forjando Amizades Afiadas - Feira de Cutelaria e Antiguidades. Na ocasião, 35 cuteleiros (artesãos que confeccionam facas de maneira manual) de todo o Estado vão comercializar peças artesanais, expor antiguidades e raridades (como facas, adagas e facões), além de outras peças que carregam valor histórico e são cobiçadas por colecionadores. Além de cuteleiros, participam do encontro os guasqueiros (artesãos que fabricam peças em couro cru).
Um dos organizadores do evento, Patrick Souza, 39 anos, é filho e neto de cuteleiro. Ainda hoje, ele mantém a tradição centenária da família e produz facas de forma artesanal. Segundo ele, o evento foi criado por quatro amigos, com o objetivo de manter as tradições da confecção de facas artesanais e para integrar interessados pela atividade e colecionadores.
- Meu avô foi dos primeiros funcionários da Fábrica de Facas Coqueiro, há cem anos. Meu pai aprendeu a confeccionar facas com ele e, anos depois, me ensinou tudo que sabia - recorda.
Além das habilidades em produzir belas facas, Patrick herdou do pai o galpão da cutelaria, localizado nos fundos de sua casa. Apesar de querer construir um espaço maior para a produção, Patrick afirma que vai manter o cômodo que pertenceu ao seu pai, como parte de sua história.
- Trabalhar no local que foi construído pelo meu pai e exercer a atividade que vem sendo realizada pela minha família há 100 anos, tem um significado muito especial - orgulha-se.
Produzindo os objetos cortantes há quase três décadas, Patrick contabiliza mais de 28 mil peças confeccionadas por ele. Elas já foram vendidas para diferentes cidades do Estado, do país, e do mundo. O valor das facas varia de acordo com o modelo e o material que será utilizado em seu cabo. O custo varia entre R$ 80 e pode chegar a até R$ 1 mil.
- O modelo mais caro que produzi foi uma encomenda. Era uma faca personalizada com o cabo de prata decorado com três pedras de rubi. O cliente enviou o presente para alguém que reside na Itália - recorda.
Aprendiz de cuteleiro
ENCONTRO AFIADO
Forjando Amizades Afiadas reúne admiradores de facas e antiguidades em Santa Maria
Neste sábado, cuteleiros e colecionadores se encontram no bairro Camobi
Cassiano Cavalheiro
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: