A Polícia Civil investiga uma suposta agressão ocorrida na madrugada de quinta-feira em um bar de Porto Alegre. Conforme o registro encaminhado à 17ª Delegacia de Polícia da Capital, um grupo de quatro homens com bandeiras do Brasil e camisas da Seleção agrediram o proprietário, clientes e um garçom do bar Odeon, no Centro. Segundo relatos das vítimas, tratavam-se de manifestantes pró-impeachment que estavam no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Eles teriam entrado gritando "Fora PT, Morre Lula, Morre Dilma", alegando que o bar era formado por público petista.
Leia mais
Fachin se declara suspeito, e recurso de Lula no STF terá Rosa Weber como relatora
Lula chega a Brasília para fazer articulação "informal"
Manifestantes fazem novo protesto contra Dilma
As agressões teriam iniciado quando o garçom do bar pediu que os manifestantes parassem com os cantos e questionamentos sobre a posição política dos clientes. A partir disso, o grupo, conforme relato das vítimas, passou a desferir socos contra o funcionário e um cliente, que teve fratura no nariz e cortes no supercílio. Este precisou receber atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS).
– No momento em que fomos agredidos, não consegui achar nenhuma viatura por perto para identificar os agressores. Registrei o B.O. (Boletim de Ocorrência) e vou procurar todas as medidas legais para processar os culpados – relatou o cliente envolvido na briga.
O garçom teve ferimentos leves e o proprietário, ao apartar a briga, também sofreu ataques do grupo, tendo o rosto machucado. Ambos precisaram de acompanhamento médico após as agressões.
– A gente já estava fechando. Começaram a procurar por coisas no bar que pudessem identificar algum posicionamento político. Ao chegar no HPS fiquei pensando sobre isto. É um tipo de pessoa que usa a desculpa política pra externar suas angústias, frustrações e incertezas pessoais para fora. Não consigo nem ficar com raiva. É um sentimento de pena – relata o funcionário agredido.
Devido ao episódio, o bar fechou as portas na quinta e na sexta-feira.
– Ficaram pouco tempo no bar, mas pelo comportamento violento que demonstraram pareciam estar preparados para o confronto. O bar Odeon é conhecido pela música e não pela política. Um deles portava uma bandeira do Brasil como se fosse uma capa – explica o proprietário do bar.
Inaugurado em 25 de outubro de 1985, o bar Odeon, localizado na Rua Andrade Neves, é conhecido por apresentações de shows de Jazz, MPB, bossa nova e chorinho.