A Secretaria da Segurança Pública deflagrou, na manhã desta terça-feira, a quarta fase da Operação Desmanches, que combate a comercialização ilegal de peças de veículos automotivos em Porto Alegre. Nesta etapa, um estabelecimento foi fechado na Avenida Bento Gonçalves, bairro São José, e o dono da loja foi preso em flagrante.
Leia mais:
Segurança pública faz ofensiva contra desmanches em Porto Alegre
Operação fecha dois desmanches em Porto Alegre
Lei dos Desmanches foi sancionada em dezembro
Durante a ação foram deslocados em torno de 40 agentes – da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Instituto-Geral de Perícias, do Detran e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – que apreenderam milhares de peças ilegais, muitas pertencentes a veículos roubados ou furtados, que serão encaminhadas para destruição.
Conforme o secretário da Segurança, Wantuir Jacini, a intensão agora é ampliar a ação para outras cidades do Estado:
– Esta primeira etapa foi fundamental para que fosse estabelecida a dinâmica do trabalho. A partir de agora, queremos iniciar uma nova fase que irá levar a operação para fora de Porto Alegre e, mais adiante, pretendemos estabelecer ações simultâneas em diversos municípios do RS.
O nome do estabelecimento fechado na manhã desta terça-feira não foi divulgado. Nas quatro primeiras edições da operação, que se iniciou há um mês, foram presas oito pessoas, oito lojas foram fechadas e 176 toneladas de peças ilegais encaminhadas para destruição.