Será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira a convocação de 222 aprovados no último concurso da Brigada Militar, homologado em 2014. No total, o governo do Estado autorizou a nomeação de 178 concursados para suprir as vagas temporárias que não foram renovadas em fevereiro.
Além dessas, mais 44 aprovados serão chamados como suplentes. A intenção é evitar possíveis atrasos burocráticos caso algum dos concursados não seja aprovado nos exames. Após a etapa de entrega dos atestados médicos, os futuros policiais militares terão mais um prazo – a ser publicado em novo edital – para a realização e entrega do exame toxicológico.
Leia mais
Faltam cem dias para a independência dos Bombeiros
BM da Serra usará câmera para monitorar abordagens de PMs nas ruas
Adolescente é flagrado pichando, e pai é multado em R$ 3 mil em Santa Maria
A previsão do diretor do Departamento Administrativo da BM, tenente-coronel José Henrique Gomes Botelho, é de que, até o final de maio ou início de junho, os concursados sejam oficialmente nomeados pelo Estado para a realização do curso básico de formação de policial militar e de bombeiro.
– Esses concursados irão suprir a lacuna aberta em fevereiro, mas a gente sabe que o déficit de efetivo é muito maior – disse Botelho.
Se o cronograma seguir como previsto, em agosto eles poderão realizar estágios supervisionados e, em dezembro, já deverão estar aptos para trabalhar no policiamento nas ruas.
Das 178 nomeações, 139 serão destinadas para o quadro da Polícia Militar e 39 para o Corpo de Bombeiros.
* Com informações da Rádio Gaúcha