Águas calmas, cristalinas e doces são um convite para quem cansa do Nordestão soprando à beira-mar no Litoral Norte. Nesta temporada da Operação Golfinho, que segue até 28 de fevereiro, cinco lagoas em três municípios da região contam com o auxílio de salva-vidas nos finais de semana e são opção para quem quer fugir do agito do mar, mesmo continuando próximo a ele.
Situadas em Pinhal, Cidreira e Osório, as áreas contam com infraestrutura mínima para passar o dia em família, curtindo a tranquilidade, ou até para acampar, como ocorre nas duas lagoas liberadas para banho em Osório. Mais do que resgate, os salva-vidas destes espaços atuam orientando e prevenindo possíveis sustos. Enquanto um fica na guarita, o outro circula nas margens.
Lazer em família
Segundo o comandante do 9º Comando Regional de Bombeiros, em Tramandaí, tenente-coronel Luiz Ernesto Duarte, responsável pelo monitoramento das águas doces no Litoral Norte, neste ano a Operação Golfinho suspendeu os trabalhos na Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha, devido às cheias na área. Restaram, então, as cinco que recebem salva-vidas nos finais de semana.
- Por terem águas calmas, são lugares frequentados, principalmente, por famílias com crianças e idosos - explica o tenente-coronel.
Dica de passeio
Conheça as lagoas do Litoral Norte com salva-vidas nesta temporada
Visitamos os lugares e mostramos porque parte dos veranistas prefere a água doce
GZH faz parte do The Trust Project