Com 38 anos, Fábio Tavares, o motorista que dormia durante o acidente na BR-280, em Corupá, passou pelo menos 18 deles ao volante de ônibus atravessando todo o Brasil. Assustado e ainda desnorteado pela gravidade do acidente, tentava ajudar as equipes de resgate e explicar os detalhes da colisão. Ele conta ter acordado assustado com o barulho da batida e com veículo rolando ribanceira abaixo.
A batida entre o ônibus de Sombrio e o CrossFox de Guaramirim deixou cinco mortos e pelo menos 21 feridos na manhã deste domingo.
- Foi assustador. Acordei com o barulho da batida e em seguida o ônibus estava rolando pela ribanceira. O ônibus estava com tudo em dia, não tivemos nenhum problema no percurso de ida e o Luiz Moura é um excelente motorista, não sei dizer qual foi o gatilho disso tudo - desabafou.
Fábio teve ferimentos leves e ficou no local acompanhando os trabalhos de perícia e de retirada dos veículos. Fábio diz que o ônibus rolou ribanceira abaixo, capotando quatro ou cinco vezes, e que o guard-rail chegou a ficar enroscado no veículo.
Segundo o relato, havia pessoas sem cinto. Ele estava sentado em uma poltrona na parte da frente do ônibus, dois bancos atrás do motorista. Assim que o veículo parou de capotar, Fábio diz ter se arrastado para fora do ônibus. Foi quando ele viu uma passageira que foi arremessada para fora do ônibus caída inconsciente dentro de um rio que passa perto ao local da queda.
VÍDEO: confira imagens do restage
Pessoas que estavam em uma lanchonete que fica em frente ao local do acidente já tinham acionado a polícia e os bombeiros. Estas testemunhas relataram que o ônibus teria ficado sem freio e batido de frente no CrossFox com placas de Guaramirim.
- Minha cabeça ainda estava girando, mas vi aquela mulher dentro do rio, sem reação, e corri para tirar ela de lá. Felizmente ela não teve nenhum problema muito grave, tirei a tempo - conta.
Os quatro ocupantes do carro morreram, são eles: Gilberto da Silva, 28 anos; Lucineia Camargo, 40 anos, Douglas da Silva, 23 anos, e uma bebê, Eduarda da Silva, de um mês. Uma idosa, que era passageira do ônibus e ainda não foi identificada, também morreu no local.
Diversas pessoas ficaram feridas. As vítimas foram levadas para o PA de Corupá e para o Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Este último informou ter prestado atendimento para aproximadamente 15 pessoas, a maior parte em estado estável.
Veja fotos do local do acidente
Confira onde foi o acidente