O futuro político do deputado Mário Jardel (PSD) está agora nas mãos da Assembleia Legislativa, que recebeu os documentos da operação Gol Contra na manhã desta segunda-feira.
Enquanto a Corregedoria analisa a documentação do Ministério Público, que apurou indícios de crimes como concussão, peculato e lavagem de dinheiro, a Procuradoria-Geral da Assembleia deve analisar a constitucionalidade do afastamento do parlamentar por meio de uma medida judicial:
- Esta foi uma decisão inédita aqui no Estado, então temos que verificar se a Constituição confere autonomia ao Judiciário em relação ao exercício do mandato de um parlamentar. Acredito que até amanhã (terça-feira) tenhamos uma resposta - explica o procurador-geral da Assembleia, Fernando Ferreira.
Justiça afasta Jardel da Assembleia Legislativa por suspeita de desvio de verbas
Em telefonema, Jardel cobra que servidor pague aluguel de sua mãe
Mesmo que com a decisão de afastamento de 180 dias, Jardel continuará recebendo salário integral durante este período.
Sobre a análise disciplinar dos documentos apurados pelo MP, Ferreira afirmou que a primeira medida tomada foi enviar os documentos à Corregedoria, que irá estudar as denúncias e avaliar os encaminhamentos na Casa:
- O presidente Edson Brum vai adotar a mesma postura que sempre adotou. A dinâmica da Casa é a mesma conferida em todas as situações. Precisamos primeiro analisar os documentos para depois decidir as medidas a serem tomadas.
Já em relação à possibilidade de o primeiro suplente de Jardel - o também ex-jogador do Grêmio Tarciso Flecha Negra (PSD), atualmente, vereador de Porto Alegre - assumir o cargo, o procurador afirmou que ainda não há definição.
Rosane de Oliveira: quem levou Jardel para a política deve fazer mea culpa
Envolvido em polêmicas, Jardel garantiu: "Quero fazer um mandado digno"
Em nota, Danrlei rompe relação política e pessoal com Jardel
Existe também a possibilidade de o segundo suplente, o secretário estadual da Administração Edu Oliveira (PSD), assumir a função, caso Tarciso recuse a vaga.