Os estragos provocados pelo temporal interferem nos serviços de educação, saúde e segurança em Santa Maria. Aulas foram canceladas, atendimentos em postos de saúde são limitados e até os registros de ocorrência na Delegacia de Pronto-Atendimento não estão sendo feitos, até a normalização do fornecimento de energia elétrica. As informações são da Rádio Gaúcha.
Na rede municipal de ensino, pelo menos nove escolas tiveram de suspender as aulas nesta sexta-feira. Segundo a secretária municipal de Educação, Silvana Guerino, três escolas foram as mais danificadas e não têm previsão de retorno das aulas: João Hundermark, Euclides da Cunha e Sinos de Belém. Já as escolas Borges de Medeiros, Adelmo Simas Genro e Júlio do Canto foram danificadas pelo temporal e voltarão às aulas na próxima segunda-feira.
Saiba como ajudar as famílias atingidas pelo temporal
As escolas José Paim de Oliveira, Major Tancredo Penna de Moraes e Irineo Antolini também sofreram danos, a previsão é que voltem à normalidade na próxima segunda, mas a confirmação ainda está pendente. Ainda de acordo com a secretária de educação, equipes da pasta de Infraestrutura, Obras e Serviços trabalham para consertar os danos.
Além das escolas, oito postos de saúde tiveram o atendimento ao público prejudicado,por causa da falta de luz. O mais afetado é o Ruben Noal, no bairro Tancredo Neves. Os atendimentos que podem ser feitos sem uso de energia elétrica estão mantidos. Além do Ruben Noal, outras sete unidades estão sem luz: Centro Social Urbano, Kennedy, Joy Bets, Floriano Rocha, Parque Pinheiro Machado, Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário e Roberto Binato.
Na DPPA os casos mais urgentes são encaminhados para outras delegacias. A orientação é que os casos menos graves sejam registrados pela internet.