Em coletiva realizada na tarde de sexta-feira no prédio da SUCV, o prefeito Cezar Schirmer anunciou que o município decretou situação de emergência. Com isso, a prefeitura pode abrir mão de licitações e fazer compras emergenciais, além de pode reprogramar o orçamento do município, tirando recursos de outras secretarias e destinar à Defesa Civil.
Famílias atingidas pelo temporal precisam de colchões, roupas e alimentos
Caso os danos atinjam 2,77% da receita corrente líquida do município, que seria cerca de R$ 10 milhões, tanto governo estadual como federal podem enviar recursos sem limite de valor. O decreto é válido por 180 dias.
Nos últimos 31 anos, nunca choveu tanto em Santa Maria em 24 horas
- A situação é muito especial, é uma dimensão especial, a maior que tenho conhecimento na minha vida pública. São muitos problemas, em toda a cidade - afirma o prefeito.
Chuva bloqueia rodovias na Região Central
- Vamos continuar reunidos para traças planos prioritários para atuar em conjunto e tentar buscar recursos estaduais e federais o mais rápido possível - explica o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins.
Onde há bloqueios e trânsito em meia pista nas rodovias da Região Central
Além do coordenador estadual e do prefeito, participaram da coletiva o secretário estadual de Segurança, Wantuir Jacini, que veio representando o governador José Ivo Sartori (PMDB), e os coordenadores municipal e regional da Defesa, Adelar Vargas e Gerson Freitas.
Santa Maria
Prefeitura decreta emergência, interdita linhas férreas e pede ajuda das forças armadas
Anúncio foi feito pelo prefeito Cezar Schirmer na tarde de sexta-feira
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project