A presidente Dilma Rousseff deu posse, na tarde desta segunda-feira, aos novos ministros, em cerimônia no Palácio do Planalto. Anunciadas na última sexta, as nomeações dos novos titulares vieram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda.
- A principal orientação que dou aos novos ministros e aos que continuam: tralhem ainda mais, com mais foco, com mais eficiência, buscando fazer mais com menos recursos. E dialoguem sempre. (...) Trabalhem juntos, em cooperação, unidos, para o Brasil voltar a crescer logo, preservando direitos e programas sociais - disse Dilma, após assinar a posse de cada novo membro do alto escalão do governo federal.
A nova radiografia do primeiro escalão federal baixou de 39 para 31 pastas e ampliou a força do PMDB e do ex-presidente Lula. Os 10 ministros que assumiram nesta segunda-feira são: Ricardo Berzoini (PT), na Secretaria de Governo; Miguel Rossetto (PT), no Ministério do Trabalho e Previdência Social; Nilma Lino Gomes, no Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Marcelo Castro (PMDB), no Ministério da Saúde; Aloizio Mercadante (PT), no Ministério da Educação; Jaques Wagner (PT), na Casa Civil; Aldo Rebelo (PCdoB), no Ministério da Defesa; Celso Pansera (PMDB), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Helder Barbalho (PMDB), no Ministério dos Portos e André Figueiredo (PDT), no Ministério das Comunicações.
Depois de apresentar cada um dos novos ministros e especificar quais serão suas prioridades, Dilma deu seu conselho final:
- Boa sorte e bom trabalho a todos os novos ministros e aos que permanecem. Recomendo a todo muita dedicação, pois temos um pais para governar até 2018.
Além do corte de ministérios, outras medidas administrativas para diminuir os gastos do governo foram tomadas, como a redução em 10% do salário da própria presidente, do vice-presidente e dos ministros, a eliminação de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios, a criação de um limite de gastos com telefonia, passagens aéreas e diárias e a revisão de todos os contratos de aluguel e de prestação de serviços.
Abaixo, saiba quem são os nomes que assumem novas posições nos ministérios de Dilma. Clique nas fotos para ler o perfil de cada ministro: