Cidades do Vale do Sinos foram atingidas por queda de granizo e chuva forte na noite de quinta-feira e na madrugada desta sexta. O caso mais grave foi registrado em Novo Hamburgo, onde pelo menos 500 residências tiveram telhas quebradas, segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Edson Monte Blanco. Santo Afonso, Industrial e Liberdade foram os bairros mais atingidos. Cerca de 1,3 mil metros de lona foram distribuídos.
Chuva, granizo e vento forte espalham estragos pelo RS
Em São Leopoldo, a Defesa Civil recebeu chamadas de moradores dos bairros Santos Dummont e Feitoria.
- Estamos levando lonas para quem precisa. Quando terminar esse trabalho, saberemos quantas casas foram danificadas - explica o coordenador da Defesa Civil no município, Diogo Arnes.
Em Taquara, no Vale do Paranhana, os bairros Mundo Novo e Empresa foram os mais afetados pela queda de granizo da quinta-feira. De acordo com os bombeiros, cerca de 150 casas foram destelhadas. Em Campo Bom, conforme o Corpo de Bombeiros, a chuva foi rápida e não causou danos.
Em Rolante, também no Vale do Paranhana, houve registro de granizo por volta das 23h de quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil do município, 102 residências receberam auxílio durante a madrugada desta sexta-feira. Os bairros mais afetados foram o Centro, Santo Antônio e Estrada Velha e os distritos de Subida do Canta Galo e Alto Rolante.
VÍDEO: imagens mostram nevoeiro cobrindo Caxias do Sul
A Defesa Civil estadual segue monitorando as chuvas torrenciais e de granizo que atingem o Rio Grande do Sul. Conforme informações oficiais das equipes regionais, que estão em contato com os municípios, 28 cidades gaúchas haviam registrado incidência de granizo até as 18 horas desta quinta-feira - último boletim divulgado. Dessas, sete contabilizavam prejuízos.
Ao todo, 880 famílias haviam sido atingidas até aquele momento, o que representa 3.696 pessoas. Ninguém precisou sair de casa, uma vez que foram entregues lonas e materiais de apoio pelas prefeituras e Defesa Civil.
A chuva desta noite causou alagamentos em Porto Alegre. Algumas avenidas ficaram tomadas pela água, mas a situação às 23h20min estava normalizada, segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre.
Fica mantido o alerta de chuvas com ventos fortes para os próximos dias. Ocorrências devem ser registradas pelo telefone 199.
* Zero Hora