Via WhatsApp, um leitor do Diário Gaúcho mandou foto informando que algumas ruas da Capital estão virando "cemitério de carros abandonados e que a EPTC não toma providências".
O jornal buscou informações com a EPTC sobre qual atitude as pessoas devem tomar para que carros abandonados na rua sejam recolhidos.
Segundo a empresa, desde o início da lei municipal dos carros abandonados, em setembro de 2012, a EPTC já recolheu, via guincho ou acionando o proprietário, 627 veículos nas ruas de Porto Alegre.
Veja as orientações da EPTC para resolver este problema:
Diário Gaúcho - Para onde ligar quando há um veículo abandonado na rua?
EPTC - A orientação é entrar em contato com a EPTC pelos telefones 156 ou 118, indicando o local onde o carro foi abandonado. Para ser caracterizado como abandonado, segundo lei municipal, o veículo deve apresentar más condições e permanecer no mesmo local da rua por 30 dias. Quem constata e demonstra isso em relatório são os agentes de trânsito da EPTC. Os proprietários são notificados pelos Correios e têm um adesivo colado no veículo. A partir daí, o dono terá dez dias para retirar do local. Se não for retirado, o veículo será guinchado e levado para um depósito municipal. Se após 90 dias no depósito o veículo não for retirado, será leiloado. A lei de abandonados é referente a carros que estão estacionados em locais permitidos. No caso de veículos estacionados em locais irregulares, a EPTC recolhe e autua, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Diário Gaúcho - E quando é sucata, o que se deve fazer?
EPTC - Sucata é quando o veículo não apresenta características de automóvel (sem rodas, pneus, motor etc). Nesses casos, o DMLU recolhe. Também é possível contatar o DMLU pelo telefone 156.