Apesar de manter em dia os salários dos servidores públicos, o governo do Estado deixou de pagar, em maio, o auxílio-refeição aos funcionários da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Cerca de 150 pessoas são afetadas.
Segundo a Secretaria da Fazenda, a opção por não pagar os valores partiu da direção da fundação como forma de cumprir a meta de austeridade estabelecida por um decreto do governador José Ivo Sartori. O pagamento deveria ter sido feito junto com o salário dos empregados, no fim de abril. O Estado costuma gastar cerca de R$ 120 mil com essa despesa. A direção da FEE nega que tenha optado por não pagar o auxílio e atribui o problema à falta de dinheiro no orçamento.
- O valor orçado pelo governo foi aquém do necessário para o pagamento dos vales. Não tenho como mexer nisso. Não posso pedir suplementação para cobrir. Consegui pagar em dia até o mês passado e agora estamos tentando encontrar um jeito - explica a diretora administrativa, Nora Kraemer.
A FEE tem enfrentado dificuldades para cumprir a cota de cortes estipulada pelo governo. Além da suspensão do pagamento do auxílio-alimentação, a fundação não está renovando contratos de estagiários.
Efeito da crise
Funcionários da Fundação de Economia e Estatística estão sem vale-alimentação
Governo do Estado não pagou valores referentes ao mês de maio
Juliano Rodrigues
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project