O convênio de saúde dos funcionários municipais de Santa Maria será o tema de uma agenda de três vereadores de Santa Maria na próxima quarta-feira. Os parlamentares João Chaves (PSDB), Manoel Badke (DEM) e Marta Zanella (PMDB) estarão reunidos, em Porto Alegre, com a direção do Instituto de Previdência do Estado (IPE) para saber se o órgão estadual estaria disposto a estabelecer um convênio com o município.
Apesar do momento delicado, envolvendo as contas do Estado, que enfrenta dificuldades financeiras, os vereadores têm esperança em articular o convênio com o IPE.
Em 2013, a prefeitura iniciou uma tratativa com o órgão do governo estadual. Porém, o instituto não deu continuidade às conversações porque, à época, havia mais de 200 municípios interessados em firmar convênio com a autarquia do Piratini. Se aprovado, o convênio vai beneficiar mais de 5 mil servidores municipais.
Além dos funcionários da prefeitura, os 154 servidores da Câmara de Vereadores também seriam contemplados em um eventual convênio.
Mudanças no plano
Desde dezembro do ano passado, passou a valer uma nova modalidade de cobrança do plano de saúde dos servidores municipais junto à Unimed, e seus dependentes, ligados ao Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (IPASSP-SM). A mudança no fator de cobrança, que suspende a modalidade percentual.
Na modalidade atual, que utiliza a idade como referência, o servidor com mais de 59 anos paga mensalidade superior a de R$ 700.