A Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizará, neste mês, mais uma reunião para tratar do começo das atividades do hospital regional de Santa Maria, que está praticamente concluído, mas segue sem data de entrega. O encontro, desta vez, será no próximo dia 30, na Assembleia Legislativa gaúcha, em Porto Alegre.
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que preside a comissão, afirma que serão chamados a participar os secretários de Saúde dos municípios da Região Central. Também deverão estar presentes representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). No final do ano passado, ainda na gestão do governador Tarso Genro (PT), foi assinado um convênio em que a administração do regional ficaria a cargo da Ebserh.
Na última sexta-feira, uma audiência pública proposta pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa foi realizada em Santa Maria com o propósito de tratar da gestão do empreendimento. Porém, o encontro em nada contribuiu para se avançar em duas questões ainda sem respostas: será mesmo a Ebserh a fazer a gestão do hospital e, ainda, quando o hospital vai abrir?
O secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo, que não compareceu na audiência passada, será novamente convidado pela comissão da Assembleia.