Militares do Batalhão do Exército de Lages começam nesta quinta-feira (30), a demolição das cabines centrais da praça de pedágio ao sul de Vacaria. A obra ocorre na BR-116. A cobertura metálica do pedágio já foi retirada.
O Exército também trabalha na retirada da estrutura do pedágio ao norte da cidade. As cabines centrais e as divisas de concreto já foram removidas. Até amanhã (31) será realizada a manutenção do asfalto no trecho. Com a finalização do recapeamento deve ser liberada a pista central. Após a liberação da faixa será demolido o prédio ao lado e as cabines restantes.
Segundo o Comandante do 10º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) de Lages, Coronel Otávio Souto Maior, a estimativa é que a conclusão da demolição das duas praças de pedágio e a liberação total das pistas seja realizada em 30 dias. Ele afirma ainda, que devem ser iniciados, em 10 dias, os trabalhos de frenagem no sentido sul-norte, no Km 79, da BR-116.
O Exército foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer obras em 79 km da BR-116, entre Vacaria e Campestre da Serra. Além da demolição das praças de pedágio, os militares realizam o trabalho de manutenção da pista, com roçadas, limpeza de boeiros e pintura.