A remoção das árvores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) acontece na quarta-feira (28). Depois de receber a autorização final para iniciar a obra de expansão a partir deste sábado, o início da próxima semana será de preparação da área com a chegada de equipamentos especiais para fazer a retirada dos vegetais. São 249 árvores que serão removidas do local para receber dois novos prédios, que vão expandir os atendimentos da instituição.
“O primeiro passo é a preparação da área para a remoção dos vegetais. Com essa remoção se dá um volume grande de material e nós vamos começar a entrar com os equipamentos e desligar as redes que cruzam o local. Nós vamos nos preocupar agora com a segurança”, informou o engenheiro do Hospital de Clínicas, Fernando Martins.
Algumas espécies serão retiradas e replantadas em outros locais. Para compensar os demais vegetais cortados, uma compensação será feita pelo Clínicas, plantando árvores em outros locais de Porto Alegre. O acerto foi feito na liberação do documento na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
Os novos prédios serão construídos no estacionamento redondo, que fica na parte da frente do atual prédio. Tapumes já foram colocados entre a Rua Ramiro Barcelos e a Avenida Protásio Alves e 180 vagas deixaram de existir. No entanto, o hospital confirmou que abriu mais 40 vagas em outra área do terreno e que alternativas são estudadas para aumentar o estacionamento.
A obra vai aumentar em 70% a capacidade de atendimento do Clínicas e tem um prazo de 36 meses para ser finalizada. A ampliação custará R$ 408 milhões ao governo federal.
Gaúcha
Remoção de árvores no Hospital de Clínicas será feita na quarta-feira
No início da semana chegam materiais e acontece a preparação da segurança
Emanuel Soares
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project