As últimas estações de tratamento de esgoto previstas no Plano de Despoluição de Arroios de Caxias do Sul devem começar a operar até o final do ano. O programa foi anunciado em 2006 a um custo de cerca de R$ 130 milhões e tinha expectativa de conclusão das cinco instalações previstas até 2012. Duas delas, no entanto, seguem em construção e devem entrar em funcionamento até o final do ano.
A que ainda demanda mais obras é a estação Pena Branca, que vai atender a região Leste da cidade. Ainda faltam concluir a instalação de coletores e interceptores, além de 1,8 mil metros de rede. O sistema vai ter capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo. A previsão é concluir tudo em 60 dias. Já a estação Pinhal, que vai tratar 280 litros por segundo do esgoto da região sul, deve ser concluída na metade de junho.
Conforme o diretor-presidente do Samae, Édio Elói Frizzo, atualmente a cidade tem 42% do esgoto tratado e 80% coletado, mas o número deve aumentar com as redes concluídas.
"Essas cinco grandes estações que foram construídas projetam o tratamento de praticamente 80% da área física urbana de Caxias do Sul nos próximos 10 ou 15 anos", explica.
Gaúcha
Estações do Plano de Despoluição de Arroios de Caxias devem entrar em operação até o final do ano
Das cinco instalações previstas, três já estão em operação e duas ainda devem ficar prontas