A segunda ponte sobre o Guaíba deve começar a ser construída entre maio e junho do próximo ano. Esta é a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentada em audiência pública na capital gaúcha, nesta quarta-feira. O prazo estipulado pelo Dnit para a conclusão da estrutura é de três anos a partir do início dos trabalhos. Previsto inicialmente em R$ 900 milhões, o novo orçamento do projeto está sob sigilo porque será licitado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), como explica o analista em Infraestrutura do Dnit, Carlos Alberto Garcia Vieira:
- A licitação pelo RDC impõe isso. É um leilão entre as empresa. Na verdade, o Dnit lança o projeto e as empresas é que dão o seu preço para isso. O orçamento é sigiloso por isso. Só quem tem acesso a ele são os órgãos de controle - alega.
Será efetuado no próximo mês o lançamento do edital para a contratação integrada da empresa responsável pela elaboração do projeto e execução da obra. O anteprojeto, divulgado pelo Dnit nesta quarta-feira, prevê uma estrutura com 7,3 km de extensão, que iniciará na rua Dona Teodora, na zona norte de Porto Alegre, passará sobre a Ilha dos Marinheiros e se conectará à ponte do Saco da Alemoa, em Guaíba. O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, diz que o projeto é importante para o desenvolvimento econômico do município:
- Para nós, para o crescimento do município, é muito importante. É uma ligação não apenas para Guaíba, mas para toda a metade Sul do Estado - afirma.
O Dnit estipula que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente. Para que a obra seja executada, cerca de 850 famílias da Vila Areia, Vila Tio Zeca e Ilha dos Marinheiros terão de ser reassentadas.
Gaúcha
Obras da nova Ponte do Guaíba começam entre maio e junho de 2014, diz Dnit
O Departamento prevê a conclusão do projeto em três anos
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: