O Ministério Público de Sapucaia do Sul abriu um procedimento preparatório para investigar as causas dos alagamentos desta quarta-feira na Região Metropolitana. O promotor Maurício Sanchotene de Aguiar, da Promotoria Especializada, informa que já solicitou informações à prefeitura e ao Daer, para apurar se outros fatores podem ter contribuído para os transtornos registrados no município.
"É bastante estranho pelo que o pessoal de Sapucaia e de Esteio refere; nunca viram algo da proporção que tomou. Isso precisa ser avaliado, as causas. Parece que houve um volume muito grande de água, mas que outras causas podem ter contribuído para tamanha destruição, tamanhos incômodos à população? É isso que o Ministério Público precisa investigar e, se for o caso, apurar as responsabilidades".
Entulhos na RS-118
O secretário de Infraestrutura e Logística destacou que o volume de chuva ontem na região foi atípico. João Victor Domingues disse que o Daer já vinha fazendo o recolhimento dos entulhos da demolição de casas nas margens da RS-118, mas que o trabalho ainda não havia sido concluído. O secretário afirmou também que havia também lixo comum na região. A partir de hoje, conforme Domingues, o trabalho de limpeza será intensificado.
"Ontem conversamos e a determinação é que hoje, com as empresas que trabalham na 118, aumente a capacidade de retirada desses entulhos. Tivemos uma grande vazão de chuva, alguns falando em três vezes o volume normal para esse período".
Veja imagens dos estragos causados pela chuva de quarta-feira no RS.
Gaúcha
Ministério Público de Sapucaia abre investigação para apurar alagamentos
Secretário de Infraestrutura promete intensificar retirada de entulhos da RS-118 a partir de hoje
GZH faz parte do The Trust Project