Horizontes entra na última cena de Bailei na Curva, cantada pelo elenco, e a melodia segue nas vozes e assobios do público entre os aplausos ao fim do espetáculo. Tem sido assim desde 1983 com a canção composta por Flávio Bicca Rocha para a peça, como síntese existencial da geração que cresceu à sombra da ditadura militar, mas que ganhou vida própria como um hino afetivo de Porto Alegre.
> Bailei na Curva completa 30 anos com turnê e participação de veteranos
> Agente da Censura pediu convite para assistir à peça em 1983
> Há 30 anos, crítico Cláudio Heemann elogiava força do espetáculo
- Escrevi Horizontes durante os ensaios da peça - diz Bicca. - Em setembro de 1983, um mês antes da estreia, apresentei ela no festival de música da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, evento que era muito importante e contava com participantes de todo o Brasil. Horizontes ganhou o prêmio do júri popular e ficou em terceiro na votação do júri oficial. Quando a peça estreou, a música já era conhecida.
Em 1984, Horizontes ganhou na voz de Elaine Geissler a versão que se tornou um grande hit local.
- Ela gravou num disco do projeto Unimúsica, e aí começou a tocar muito nas rádios - lembra Bicca.
Ouça a música na voz de Elaine:
Desde então, Horizontes já teve diferentes versões, sendo que uma outra que ficou conhecida tem as vozes de Victor Hugo e Ângela Jobim, dos anos 1990. Bicca diz que, apesar do sucesso, a canção que segue presente no repertório de grupos vocais, músicos da noite, festivais e campanhas publicitárias pouco lhe rende em direitos autorais:
- Caetano e Chico Buarque têm 80, cem músicas de sucesso cada um, e eu tenho essa. Não é sempre que se acerta, mas uma eu acertei - brinca Bicca.
Escute Horizontes cantada por Victor Hugo e Ângela Jobim
Nestes 30 anos em que sua música segue viva, Bicca diz ter ficado com uma mágoa:
- Nunca me convidaram para fazer a trilha sonora de peça alguma. Nas que fiz, também estava envolvido na produção, com meus amigos Rogério Beretta, em Adão e Eu, e Márcia do Canto, em Comédia dos Amantes.
Horizontes
Flávio Bicca Rocha
Há 30 anos
Composta para peça, canção "Horizontes" virou hino afetivo de Porto Alegre
Faixa é tema de "Bailei na Curva", fênomeno do teatro gaúcho que completa 30 anos
Marcelo Perrone
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project