O professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Tucci, avaliou hoje que a causa dos alagamentos na região metropolitana foi uma combinação de fatores. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Tucci disse que a chuva foi muito intensa em uma área de risco.
"Um dos fatores foi a intensidade e duração da chuva. O segundo fator é a ocupação do espaço. Uma área urbana como essa ocupando uma área de inundação, toda essa região tem uma chance maior de inundação. Tem dois tipos: inundação em que o rio sai da calha e você ocupou a área de risco. A outra é a ocupação, você impermeabiliza o solo e faz com que aumente o escoamento. Uma zona urbanizada cria seis vezes mais vazão".
Na avaliação preliminar do professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, as obras viárias no entorno da BR-116 e os entulhos da demolição de casas próximo à RS-118 tiveram um efeito localizado. Para Carlos Tucci, é preciso investir na prevenção de alagamentos, com obras de controle de inundação e regulação da ocupação de áreas de risco.
Gaúcha
"Causa dos alagamentos foi uma combinação de fatores", avalia professor da UFRGS
Carlos Tucci, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, falou ao Gaúcha Atualidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: