Há dois anos o catamarã atravessa de hora em hora as águas que separam o município de Guaíba da Capital. Com números otimistas, entre eles o de 1,5 milhão de passageiros transportados, o serviço aguarda por estudos técnicos para o acréscimo de linhas.
Previsto para começar a operar há um ano, o trajeto até a zona sul de Porto Alegre aguarda uma análise da rota para poder atender também aos moradores da região. Enquanto isso, o píer construído em frente ao BarraShoppingSul, pronto desde março, deteriora-se e é alvo de vandalismo, como pichações.
Diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, diz que o órgão tem condições de restaurar o local em pouco tempo, mas depende da documentação ser entregue e aprovada pela Marinha:
- Contratamos com a Metroplan uma empresa para fazer o projeto técnico. Trabalhamos para que no Natal esteja funcionando (a linha).
Outro ponto que também deverá fazer parte da hidrovia é a Ilha da Pintada. O entrave para o funcionamento é igual ao da Zona Sul e, conforme a EPTC, também há estudo envolvendo questões como profundidade do canal em andamento. No entanto, ainda não existe estrutura para embarque e desembarque de passageiros pronta nem veículo para operar nesse trajeto.
Para Carlos Bernaud, diretor de Operações da Catsul, empresa responsável pelo serviço, o próximo passo será implantar a linha até a Zona Sul, pois já tem píer e os dois catamarãs utilizados atualmente, com capacidade para 120 lugares, poderiam atender também a essa travessia.
Na consolidada linha entre Porto Alegre e Guaíba foram realizadas cerca de 22,5 mil viagens nos dois anos de operação. Segundo Bernaud, aproximadamente 2,5 mil pessoas saem diariamente de Guaíba.
Confira galeria de fotos da primeira viagem do catamarã<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
- A credibilidade do serviço se mostrou muito forte, principalmente na segurança. A confiança no catamarã fez com que as pessoas começassem a utilizá-lo e hoje virou uma alternativa - aponta Bernaud.
O SERVIÇO
O tempo da viagem entre Guaíba e Porto Alegre dura, em média, 20 minutos, e as saídas ocorrem em intervalos de uma hora
- Custo: R$ 7,25 (em Guaíba, há integração gratuita com os ônibus para os bairros Florida e Colina)
- Horários: de segunda a sexta, das 6h30min às 20h30min (Guaíba-Porto Alegre), e das 7h às 20h (Porto Alegre-Guaíba). Sábado, das 8h30min às 20h30min (Guaíba-Porto Alegre), e das 8h às 20h (Porto Alegre-Guaíba). Domingos e feriados, das 9h30min às 20h30min (Guaíba-Porto Alegre), e das 9h às 20h (Porto Alegre-Guaíba).
- Informações: 0800-051-6216