A primeira reunião do Grupo de Trabalho formado por 12 servidores da Prefeitura de Porto Alegre, nesta segunda-feira, definiu seis etapas para a retomada das atividades no Mercado Público. A primeira delas, obtenção da planta do prédio histórico, já foi superada. Os documentos, que estavam no Mercado no momento do incêndio, não foram danificados. Nesta semana, as plantas serão digitalizadas para compor o Termo de Referência que integrará a licitação para contratação da empresa responsável pela reforma do local.
As segunda e terceira etapas, que correspondem à perícia técnica do Instituto Geral de Perícias e a vistoria da seguradora já estão ocorrendo. A coordenadora do GT e supervisora do Escritório de Obras e Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Márcia Rodrigues Dias, afirma que somente após a conclusão destas etapas será possível avaliar um prazo para reabertura do Mercado Público:
- A partir daí que poderemos colocar prazo para que a gente consiga restabelecer as condições que funcione o térreo. É difícil porque não depende somente de nós, embora exista um comprometimento do prefeito para que seja o mais breve possível. Creio que não será muito tempo - destaca.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá realizar a quarta etapa, que corresponde à limpeza no prédio durante uma semana, antecedendo a elaboração do laudo técnico de responsabilidade da Smov. A Secretaria estima que o documento fique pronto em 15 dias.
É somente após a conclusão do projeto provisório do Mercado Público, que se refere à reinstalação da cobertura, sistemas elétrico e de ventilação, que o espaço poderá reabrir. O Grupo de Trabalho, que também reúne as secretarias da Cultura (SMC), Produção, Indústria e Comércio (Smic) e Urbanismo (Smurb) promete realizar reuniões diárias até a conclusão das seis etapas.
Cronograma do Grupo de Trabalho:
1 - Obtenção da planta do Mercado Público - concluído;
2 - liberação da perícia técnica - em andamento;
3 - vistoria do seguro para realizar a limpeza necessária para o laudo técnico - em andamento;
4 - limpeza do prédio (sete dias) - a realizar;
5 - Laudo técnico (15 dias) - a realizar;
6 - projeto provisório (instalação elétrica, cobertura, sistema de ventilação) - a realizar.
Gaúcha
Grupo de Trabalho criado pela Prefeitura estabelece seis etapas para a reabertura do Mercado Público
Por enquanto, não há prazo para reativação do andar térreo do prédio histórico
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project