
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou nesta quinta-feira as fórmulas e os participantes das cinco copas que movimentarão o Estado no segundo semestre. Três torneios serão regionalizados. O campeão de cada um deles disputa um supercampeonato no final do ano. A eles, soma-se também o vencedor da Copa Willy Sanvitto, que será toda disputada no sistema mata-mata e dará vaga à Copa do Brasil de 2014.
Os torneios regionais, que terão fórmula igual ao Gauchão, iniciam-se no dia 3 de agosto e a previsão de encerramento é 24 de novembro. A Supercopa Gaúcha será disputada em quatro dias em uma cidade-sede ainda a ser definida. Ao todo, 19 equipes estão confirmadas.
Metropolitana
Participantes: Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Novo Hamburgo, Aimoré, Cerâmica e São José
Serrana
Participantes: Juventude, Lajeadense, Passo Fundo, Riopardense, Estrela e Marau
Fronteira Sul
Participantes: Brasil-Pel, São Paulo, Farroupilha, Bagé, Pelotas, Riograndense-SM
Copa Willy Sanvitto
Os clubes se enfrentarão, conforme sorteio inicial e organograma de enfrentamentos dirigido para as fases seguintes, em jogos de ida e volta (mata-mata), em todas as fases da competição até ser conhecido o campeão.
Supercopa Gaúcha
Participantes: Campeão da Copa Willy Sanvitto, Campeão do Campeonato da Região Metropolitana, Campeão do Campeonato da Região Serrana e Campeão do Campeonato da Região da Fronteira Sul