A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o Ministério Público do Estado e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) vão lançar uma campanha educativa para reduzir o uso de sacolas plásticas por parte dos consumidores gaúchos. A meta é "economizar" 300 milhões de embalagens plásticas nos próximos seis meses, conforme o termo de compromisso assinado nesta segunda-feira pelas três entidades.
Mas a redução será gradativa, já que uma pesquisa feita em 2011 apontou que 81% dos consumidores gaúchos eram contrários ao fim imedidato das sacolas plásticas - um resultado endossado por entidades como o Movimento das Donas de Casa do Rio Grande do Sul.
Proibição das sacolas custaria R$ 15 mensais, em média, para as famílias gaúchas
O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, lembrou a decisão judicial que obrigou a Associação Paulista de Supermercados (Apas) a voltar a distribuir gratuitamente as sacolas aos consumidores, depois de eliminar as embalagens no início do ano. Segundo Longo, se o Estado adotasse a mesma medida do varejo paulista, cada família gaúcha seria onerada em R$ 15 mensais, em média, na aquisição de sacos plásticos de lixo.
Sustentabilidade
Campanha vai tentar economizar 300 milhões de sacolas no varejo gaúcho
Redução será gradativa devido à rejeição dos consumidores ao fim das embalagens plásticas
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