A Promotoria de Justiça de Tramandaí denunciou à 1ª Vara Criminal da Comarca nesta segunda-feira Iberê Vargas Braga, 21 anos, por três homicídios e cinco tentativas de homicídio ocorridas no dia 17 de março deste ano. O carro que ele conduzia atingiu e matou três pessoas e ferir outras duas em um acidente na ponte do rio Tramandaí, no Litoral Norte.
Na denúncia, assinada pela promotora Ana Luiza Domingues de Souza Leal, consta ainda o agravante do crime ter sido praticado contra idosos e crianças. No entendimento da promotora, houve dolo eventual (quando há intenção de matar), já que o autor "conduzia o veículo (uma caminhonete) em estado de embriaguez, conforme exame de etilômetro, que atestou a quantidade de 1,06 mg/l, realizando manobras perigosas".
De acordo com a denúncia, por volta das 17h10min, na ponte Giuseppe Garibaldi, no limite dos municípios de Tramandaí e Imbé, Iberê Vargas Braga assumiu o risco de matar as vítimas Euclides Capellari, Gilmar José Capellari e Edson Dullius Francisco Júnior, e de eventualmente causar a morte de Eugenio Rozario Rodrigues da Silva, Neuza Conceição de Oliveira Vargas, Marlene Ajada de Oliveira, Rosa Maria de Oliveira e Danilo Griza.
O condutor está preso desde o atropelamento. Uma das vítimas continua internada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em decorrência das lesões sofridas.
Entenda o caso
- O mecânico Iberê Vargas Braga, 21 anos, passa na casa do amigo Édson Dullius Júnior, às 14h do dia 17 de março, em Osório, e segue com ele ao Centro de Eventos de Tramandaí.
- Pouco antes das 17h, eles saem pela Rua Rubem Berta a bordo da caminhonete S-10 branca de Iberê. A dupla seguiu em direção a Imbé.
- Ao chegar à metade da ponte Giuseppe Garibaldi, que une Tramandaí a Imbé, a S-10 toca na traseira de um Focus preto (que segue no mesmo sentido) e perde o controle.
- O veículo sobe na calçada lateral da ponte, atinge pessoas que se encontram no local pescando ou passeando, e cai na água.
- Iberê consegue sair do veículo e é resgatado por um barco que estava no local. Em seguida, ele é preso em flagrante pela polícia.
- O exame do bafômetro de Braga indicou 1,06 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões (concentração acima de 0,33 é considerada crime).
- Bombeiros chegam ao local, às 17h30min, e iniciam as buscas.
- Euclides Capellari, 71 anos, que pescava em companhia do filho, Gilmar Capellari, 44 anos, morre no local.
- O corpo de Gilmar Capellari foi localizado por pescadores na Lagoa do Armazém, a cerca de dois quilômetros do acidente, às 5h30min de domingo (18 de março).
- Outras quatro pessoas ficaram feridas: Eugênio Rosário Rodrigues da Silva, 62 anos, Danilo Griza, 63 anos, Rosa Maria de Oliveira, 47 anos, e Marlene de Oliveira, 65 anos.
- Iberê Vargas Braga é indiciado por homicídio doloso ( em razão do dolo eventual, quando o autor assume o risco pela prática do crime).
Litoral Norte
Condutor que causou acidente em Tramandaí com três mortes é denunciado por homicídio
Caso ocorreu em março, no limite entre os municípios de Tramandaí e Imbé
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: