O tênis brasileiro ganhou uma boa notícia nesta quinta-feira (20). A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou a presença do cearense Thiago Monteiro na chave de simples dos Jogos Olímpicos de Paris. Além do cearense, as paulistas Bia Haddad Maia e Laura Pigossi já haviam garantido a classificação para o torneio feminino.
Monteiro conquistou a vaga por conta da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. O então campeão Facundo Diaz Acosta perdeu a posição devido à Argentina já exceder o limite de atletas na categoria, enquanto o medalhista de prata, o chileno Tomás Barrios Vera, já havia garantido a vaga pelo ranking da ATP.
Além dos três atletas, mais brasileiros podem entrar na competição com a lista definitiva, a ser divulgada pela ITF em 2 de julho. No mesmo dia serão anunciados também os tenistas que disputarão as chaves de duplas masculina, feminina e mista. A definição dos duplistas será feita pelos capitães das equipes, Jaime Oncins (masculina) e Luiz Peniza (feminina).
Número 79 na classificação mundial, Thiago disputou os Jogos de Tóquio em 2021. No torneio, ele perdeu para o alemão Jan-Lennard Struff na primeira rodada. O torneio olímpico em Paris será disputado em Roland Garros entre os dias 27 de julho e 4 de agosto. No local, o tenista de 29 anos participou do Aberto da França em seis oportunidades e seu melhor resultado aconteceu em 2020, quando parou na terceira rodada.